sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Notícias do front... de Islamabade

Primeiro, estou bem!

Hoje vocês provavelmente vão passar o dia ouvindo e lendo sobre os protestos no Paquistão. O dia foi decretado feriado pelo governo paquistanês. Está tudo fechado: comércio, restaurantes, escolas, embaixadas, prédios públicos, etc. Desde a madrugada os serviços de telefone foram cortados, mas a internet está funcionando bem. Estou acompanhando os acontecimentos pela TV e pelos sites. Todas as entradas e saídas de Islamabade foram fechadas e, por isso, os principais prostestos estão acontecendo ao redor da cidade, nas proximidades de Rawalpindi, uma grande cidade que fica ao lado da capital.

Passei o dia em casa (e continuarei o resto do dia em casa), e não vi nada de protestos ou demonstrações. Está tudo muito tranquilo aqui na minha rua. Felizmente, a minha casa e o meu trabalho estão localizados longe de onde ficam os prédios do governo e as embaixadas (red zone e diplomatic enclave). Não ouvi sirenes de polícia, nem carros, nem nada. Só o que me pareceu ser um helicóptero de tempos em tempos e uma chamada para as tradicionais rezas (isso eu ouço todos os dias, várias vezes ao dia). Há relatos de choques entre a polícia e os manifestantes nas próximidades do centro da cidade, em direção ao enclave diplomático (a Embaixada do Brasil não está localizada lá), por isso, todo cuidado é pouco.

Os protestos estão acontecendo em todas as grandes cidades da Paquistão: Karachi, Lahore, Peshawar, Rawalpindi, etc. Pela TV, embora não entenda nada dos notíciários em Urdu, vejo imagens de gente nas ruas, pneus queimados, lojas e placas de trânsito sendo depredadas, bandeiras americanas queimadas e, o que me choca muito, muitas crianças participando das demonstrações. Se a intenção do governo era decretar um feriado para protestos pacíficos, isso com certeza não está acontecendo. 

É muito estranha essa sensação de estar no meio de um acontecimento dessa magnitude, especialmente sendo jornalista de formação e gostar de estar atualizada sobre os principais acontecimentos do mundo. É  ainda mais estranha pelo fato de que onde estou as coisas estão tão tranquilas, parece outro mundo. Mas está tudo bem, então ótimo.

Mantenho vocês atualizados!


2 comentários:

  1. Mesmo com tuas notícias, estamos preocupados.
    Isso tudo é muito desagradável.
    Esperamos que a tranquilidade retorne logo, sendo otimistas.

    Mudando de assunto, como chamam para as rezas?

    Take care!

    ResponderExcluir
  2. Está tudo voltando ao normal por aqui. Acho que essa semana vai ser bem mais tranquila.

    As chamadas para as rezas acontecem cinco vezes ao dia. O muezzin (a pessoa escolhida para fazer o chamamento) faz o chamado a partir do minarete da mesquita, convocando os fiéis para o início das orações. Em geral, começa com um cântico que diz "Allah Akhbar", que significa Deus é Grande. Aqui de casa consigo ouvir isso com certa frequência.

    ResponderExcluir