quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A viagem já começa na preparação


Enquanto o youtube segue bloqueado por aqui, o governo decreta feriado nacional para protestos na sexta-feira e o conselho que recebi no trabalho é "fique em casa", estou planejando minha viagem ao Japão e à Tailândia (de casa, claro...).

Serão cinco dias em Bangkok, cinco em Kyoto e cinco em Tóquio. Viajo no final de outubro e início de novembro. Acho que o outono, tanto pelo aspecto climático (tempo seco) quanto pela beleza das paisagens, será especialmente perfeito para visitar o Japão.

Não sei exatamente qual vai ser a programação na Tailândia. Como vou me encontrar com cinco amigos, acho que a ideia é aproveitar tudo o que uma cidade grande como Bangkok pode oferecer e tudo o que o Paquistão não pode oferecer no momento.

No Japão, ao contrário, a ideia é chegar com tudo muito bem planejado (e escrito, vou levar tudo impresso, com mapa, foto e o escambau em caso de necessidade). Estou me preparando psicologicamente para me perder algumas vezes no centro de Tóquio. Vai ser uma aventura e imagino que vou encontrar algumas dificuldades já que estarei, por 10 dias, completamente sozinha em um país muito diferente, sem falar a língua e sem me dar bem com a comida local. Estou tendo umas aulinhas para usar o hashi (os famosos pauzinhos), já que nem isso eu sei fazer. Estou pensando em andar com talheres na bolsa em caso de necessidade. Ou pelo menos um garfo, para não levantar suspeitas com uma faca na bolsa...

Vou chegar no aeroporto de Narita, em Tóquio, mas vou direto para Kyoto (pretendo comprar um passe de trem com antecedência). Lá vou ficar hospedada no tradicional bairro das geishas, o Gion. Kyoto foi a capital japonesa por cerca de mil anos (até 1868) e por isso a cidade tem muitas atrações, em especial templos e castelos. Minha ideia era ficar em um hotel tradicional japonês, mas não encontrei boas opções e acabei reservando um hotel com cara ocidental mesmo.

Bairro de Gion, Kyoto. Fonte:  http://pbase.com/yunee/gion_japan


De Kyoto, pretendo fazer viagens de um dia para Nara (que também já foi capital do Japão) e para o castelo Himeji, da foto abaixo.

Fonte:  http://www.pbase.com/marxz/image/87132758

Tóquio ainda é um mistério. O que eu sei é que quero aproveitar muito para visitar museus, fazer compras e visitar parques. Um dia será dedicado a Hakone, uma estação de águas termais nos pés do Monte Fuji e ao redor do Lago Ashi. Provavelmente já vou sair com esse passeio comprado daqui.

Fonte:  http://www.pbase.com/bookster/image/70727786

E aí, o que acharam do (esboço de) roteiro? Aceito sugestões de quem já conhece algum desses lugares!

2 comentários:

  1. Maravilha essa viagem pro Japão. Quem pode te dar alguma dica é o Renato. Ele fez um curso completo sobre as peculiaridades do vaso sanitário japonês.
    Beijo
    Zeza

    ResponderExcluir
  2. Quanto à lingua, acho que não terás muito problema, pois eles falam inglês.
    Claro, inglês de japonês também pode ser complicado, tem sotaque.
    Mas vai ser ótima a viagem, certamente bem aproveitada.
    Às vezes, o melhor é o inesperado.
    Aproveita para comprar meias de dedo para andar de chinelo.

    ResponderExcluir