sexta-feira, 22 de junho de 2012

Wagah Border

Talvez o momento mais emocionante do final de semana em Lahore tenha sido presenciar a cerimônia na fronteira entre Índia e Paquistão, a Wagah Border, que fica a cerca de 30km do centro de Lahore. Trata-se do único local em que é possível atravessar a fronteira entre os dois países a pé. A vila de Wagah foi dividida quando da partilha, em 1947. A cerimônia ocorre todos os dias, no entardecer, desde 1959.

Há vários aspectos engraçados a respeito da cerimônia, especial o famoso jeito com que os guardas de ambos os lados marcham, trazendo o pé até a cabeça, além das roupas, que lembram as penas de um pavão. O que mais me chamou a atenção, no entanto, foi a alegria sincera dos paquistaneses nas arquibancadas. Foi a primeira vez desde que cheguei ao país que vi uma expressão genuína de alegria e orgulho. Não era uma coisa feita para turistas, mas para paquistaneses. Foi emocionante.

Entrada do palco da cerimônia, com a foto de Ali Jinnah, considerado o fundador do Paquistão 


No lado paquistanês, homens e mulheres são divididos entre as arquibancadas. De um lado, as mulheres e seus vestidos coloridos. 


Deu pra ver muitas paquistanesas usando o niqab, essa veste que só não cobre os olhos

No outro lado, os homens.



Os primeiros a chegar são três "cheerleaders", que animam a torcida e puxam cânticos. Interessante foi perceber que eles pediam aos presentes que não cantassem músicas contra Índia, mas sim músicas que enalteciam o Paquistão. Entre os cheerleaders, estava um simpático vovô, muito compenetrado e cheio de orgulho.


Depois chegaram os guardas, até que a fronteira fosse aberta novamente para a retirada das bandeiras.





Os guardas indianos usam uma espécie de chapéu na cor laranja

Interessante que, ao contrário do que ocorre no lado paquistanês, as arquibancadas indianas são cheias de turistas ocidentais.


No fim, as bandeiras são retiradas, e a fronteira é fechada. O povo pode descer das arquibancadas e tirar fotos do portão e dos guardas. Os guardas paquistaneses são altos e bonitões e fazem muito sucessos com as paquistanesas. São verdadeiros ídolos. É claro que quando nós descemos até o portão também viramos celebridades e todos queriam tirar fotos conosco.


Enfim, recomendo muito a cerimônia. Não custou nada e valeu muito a pena.

2 comentários:

  1. Muito linda a arquibancada com as paquistanesas. Esse grande público é comum, ou só aos fins de semana? Parecia o de um show.
    Zeza

    ResponderExcluir
  2. Não sei dizer, mas sábado é dia de trabalho por aqui, tava todo mundo trabalhando. Aliás, o pessoal parece trabalhar todos os dias nesse país...

    ResponderExcluir