domingo, 17 de junho de 2012

Mesquita Badshahi

Nesse final de semana fui a Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão com cerca de 10 milhões de habitantes. Foi a minha primeira experiência com uma típica metrópole asiática: muita gente, muita poluição, todo o tipo de veículos nas ruas (incluindo motos com nada menos que cinco pessoas), os famosos tuk tuk... Enfim, bem diferente de Islamabade, uma cidade pequena e interiorana na comparação com Lahore. Nos próximos dias pretendo fazer vários posts com as coisas que vi na viagem.

A principal atração da cidade é a Mesquita Badshahi, construída entre 1671 e 1673 pelo Imperador Mughal Aurangzeb. O estilo é o mesmo do Taj Mahal. A Badshahi era a maior mesquita do mundo até ser ultrapassada pela Faisal, que fica aqui em Islamabade.

O prédio é simplesmente fenomenal, tanto dia quanto de noite. A riqueza de detalhes é impressionante. Detalhe: às 23h, fazia 38 graus. De dia, o sol é cruel, temperatura em torno de 45 graus. Chegamos lá pelas 8h da manhã, depois disso seria simplesmente impossível a visitação. Mas, claro, a experiência valeu muito a pena. Acho que pelas fotos dá pra ter uma noção do que é a beleza do lugar.

Não é possível entrar na mesquita usando qualquer tipo de calçado. Em função do calor, são colocados tapetes molhados para os visitantes caminharem. Como sempre acontece por aqui, fomos a atração, mesmo andando de véu o tempo todo. As pessoas nos paravam e pediam para tirar fotos com a gente. Voltarei a esse assunto outro dia...







4 comentários:

  1. Maravilhosa a mesquita. Foi em função do horário ou do calor o pequeno número de pessoas visitando a mesquita?
    Zeza

    ResponderExcluir
  2. O verão realmente não é a melhor época para visitar Lahore. Até que tinha bastante paquistanês visitando a Mesquita, mas nenhum turista estrangeiro. É triste porque se trata da mesma arquitetura encontrada em alguns dos lugares mais visitados na Índia, mas o Paquistão simplesmente não está no roteiro (até por razões óbvias).

    ResponderExcluir
  3. Magnífica, a mesquita. Fiquei encantada.
    Da mesma forma, o teu véu.
    Acho que não suportaria tanto calor.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. O véu é realmente muito bonito, é de uma loja aqui em Islamabade. O véu na verdade até ajudou, pois impedia o contato direto com o sol. Sem véu, seria impossível.

    ResponderExcluir