quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Japão: primeiras impressões

Estou no Japão! Mais precisamente em Kyoto, antiga capital do país. A cidade é um amor, e o bairro histórico onde estou, Gion, parece saído de um filme. Tudo é muito limpo, muito arrumadinho, com ruelas minúsculas e um riozinho com chorões nas margens. Chegar aqui foi mais fácil do que eu imaginava. O voo de Bangkok foi super tranquilo. Depois que desci no Aeroporto de Narita peguei um trem até Tóquio (uma hora e meia de trem) e depois outro trem até Kyoto (três horas). Apesar de não falar nada de japonês e ver poucas instruções em inglês foi relativamente fácil pegar os trens. O único susto aconteceu logo no aeroporto: meu cartão do banco não funcionou nos caixas eletrônicos! Confesso que na hora me bateu um pavor, mas depois consegui usar o cartão de crédito para tirar dinheiro. 

Em Kyoto, o que não faltam são templos, santuários, palácios e prédios históricos para visitar. Ontem dei uma volta pelo parque Maruyama, onde estão o Yasaka Shrine e o templo budista Chion In. Hoje visitei o Castelo Nijo e o Palácio Imperial. Os prédios são muito legais, mas o mais interessante são os jardins e hoje a luz estava especialmente bela, como nas fotos abaixo, no Castelo Nijo.



Está sendo muito tranquilo me movimentar por aqui e hoje até andei de metrô sem muitos problemas, mas inglês só se vê em placas e indicações muito essenciais. Nos lugares que visitei (todos bastante turísticos), muitas informações só em japonês. A maioria dos turistas, aliás, parece ser de japoneses, tenho visto poucos ocidentais.  Nas ruas e lojas, todo mundo tenta falar comigo em japonês, mesmo eu sendo obviamente ocidental e deixando claro que não sei a língua. Eu sorrio e sigo. Até agora está funcionando. No hotel onde estou hospedada tem manual de instrução para usar o controle remoto da TV, que é um labirinto de símbolos japoneses. Aliás, na TV só tem canal em japonês, nenhum internacional...

O tempo aqui está ótimo, uns 18C durante o dia e 13C à noite. O ruim é que escurece pelas 17h. Ainda não fiz muitas compras e não vi nenhuma loja de eletrônicos por aqui, mas há boas roupas de inverno e muita bugiganga. 

Amanhã, o plano é ir até Nara, cidadezinha que fica aqui perto e também foi capital do país.

2 comentários:

  1. Hoje participei de um encontro de estudantes de pós-graduação e havia uma aluna de mestrado em Artes que apresentou um trabalho sobre jardins. Aí fiquei sabendo que os jardins japoneses são considerados obras de arte e não meros jardins. Preste atenção a eles.
    Beijão
    Zeza

    ResponderExcluir