domingo, 26 de agosto de 2012

Sri Lanka I

Voltei na madrugada passada para Islamabade. Confesso que é meio esquisito voltar pra casa e a casa ser no Paquistão, mas enfim, a viagem para o Sri Lanka foi simplesmente sensancional. Passei por muitos lugares e tenho muitas histórias para contar, então pretendo fazer vários posts sobre tudo que aconteceu. Como dizem os guias de viagem, o Sri Lanka é realmente um lugar vibrante. Não tem palavra mais perfeita para descrever o país. É incrível como um lugar que passou por uma brutal guerra civil durante 26 anos pareça tão bem. A guerra terminou em 2009 (de um lado cingaleses budistas, de outro tâmeis hindus), mas o que eu vi foi um país lindo, cheio de gente muito simpática e carinhosa, lugares incríveis, muita história (muito mais do que eu imaginava), muita diversidade religiosa e cultural. O percurso que fiz, de carro, foi o seguinte:

1. Colombo: A viagem começou na capital Colombo. Me surpreendeu a boa estrutura da cidade, com alguns arranhas-céus (aqui em Islamabade não tem nenhum, por isso o espanto), muitos hotéis de luxo, muitos restaurantes e lojas sofisticadas.

Vista do apartamento onde fiquei a primeira noite no Sri Lanka
2. Pinnewala: Em seguida, partimos em direção ao Hotel Kandalama e no caminho passamos pelo Orfanato de Elefantes (sim, isso mesmo) chamado Pinnewalla, onde curti muitos os elefantinhos e seus pais. Deu pra chegar bem pertinhos dos bichos e o lugar era lindo.



3. Dambulla: Antes de chegar no hotel, passamos pelas Cave Temples, que são exatamente isso: templos budistas em cavernas. Mais um lugar incrível.


4. Sigiriya: Esse foi talvez o lugar que eu mais gostei na viagem toda. São ruínas de um templo (ou um palácio, não se sabe ao certo) provavelmente construídas em torno do século 5 AC em cima de uma rocha. O mais interessante é que não há nenhum caminho natural para chegar lá em cima. Ainda hoje a subida é bem complicada. Na época da construção existiam apenas escadas de bambu...


5. Pollonaruwa: Essa é uma das antigas capitais da civilização cingalesa. Não esperava encontrar ruínas tão incríveis no Sri Lanka.


6. Anuradhapura: Seguindo a trilha das cidades antigas (declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco), a parada seguinte foi Anuradhapura. Além das ruínas das antigas citadelas (com jardins, templos, piscinas, etc), lá estão duas estupas ou dagobas (partes de monumentos budistas que contêm relíquias sagradas) que quando construídas, nos primeiros séculos depois de Cristo, só não eram mais altas que as pirâmides egípcias. São estruturas monumentais.


No canto direito inferior, é possível ver umas pessoas... Essa lugar é imenso.
7. Kandy: Depois de três noites no Hotel Kandalama visitando as cidades antigas, partimos para a praia de Galle, no sul. Antes, uma rápida passagem por Kandy, também cidade histórica. Lá fica o Templo da Relíquia do Dente, um dos lugares mais sagrados na cultura budista, pois lá está guardado um dente do Buda. Não é possível ver o dente (que fica dentro de uma série de caixas no estilo boneca russa), mas o templo é belíssimo e estava lotado.


8. Galle: Cidade linda! Os portugueses desembarcaram aqui em 1505 e começaram a construção de um forte, depois melhorado por holandeses (que colonizaram o Sri Lanka por cerca de 150 anos, até 1796) e ingleses. Aqui tive o prazer de tomar banho de mar no Índico, na praia paradisíaca de Unawatuna, que foi devastada pelo tsunami de 2004. 


9. Dubai: Na volta para o Paquistão, passei um dia em Dubai. Foi ótimo para fazer compras (meu guarda-roupa agradece) e apesar da loucura do lugar e dos problemas enfrentados com a Emirates (que deveria ter providenciado um hotel para passarmos a noite e não fez, tivemos que pagar do próprio bolso), foi uma experiência muito positiva. 

No topo do prédio mais alto do mundo, o Bujr Khalifa

Por enquanto era isso! Mas pretendo escrever mais detalhadamente sobre cada um dos lugares, então, voltem logo! :)

2 comentários:

  1. As fotos estão lindas! Que loucura aquela em Dubai. Fiquei com vertigem imaginando. Que bela viagem!
    Ficas muito bem de chapéu.
    Bj,

    ResponderExcluir
  2. Pois é... O prédio tem uns 800m de altura, 200 andares. Mas o elevador "só" vai até o 130 (em mais ou menos 1 min).

    ResponderExcluir