segunda-feira, 28 de maio de 2012

Post de estreia



Paquistão

Oficialmente, República Islâmica do Paquistão. Comecemos pelo começo. Embora de história milenar, o Estado paquistanês moderno foi fundado em 1947, após a independência da Índia Britânica. É o sexto maior do mundo em população, com cerca de 162 milhões de habitantes espalhados por 880 mil km2. É como se quase toda a população brasileira vivesse apenas nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O país é dividido em quatro províncias (Baluchistão, Província da Fronteira Noroeste, Punjab e Sind), além do território federal de Islamabade e territórios tribais autônomos. Outras áreas administradas pelos paquistaneses incluem a Caxemira paquistanesa e as áreas do Norte (Gilgit Baltistão). Só para termos de comparação, o salário mínimo no Paquistão é de 90 dólares. O custo de vida é muito baixo.


Islamabade

Foi planejada e construída nos anos 1960 para ser a capital do Paquistão, em território mais longe do litoral. Em vários sentidos, Islamabade é uma cidade similar a Brasília, sendo a cidade administrativa do país enquanto outras cidades desempenham funções mais importantes do ponto de vista econômico e cultural. É arborizada e tranquila, praticamente sem edifícios, só casas. O tráfego funciona muito bem, e as vias são surpreendentemente boas e estão em ótimo estado.

Isabela

Eu nasci em Porto Alegre em 1983. Sou formada em Jornalismo e Letras e me mudei para Brasília a trabalho em 2010. Foram dois anos em Brasília e agora parto para a primeira aventura no Oriente.


Sejam bem-vindos! Aqui espero contar um pouco sobre essa aventura!

Para começar, essa foto ao lado foi tirada na Mesquita Faisal, a maior do Paquistão e uma das maiores no mundo. É imponente e belíssima. Os minaretes são vistos de boa parte da cidade. Fazia uns 35ºC e tive que usar o casaco e cobrir o cabelo. Não é permitido usar calçados. As pessoas ali nos acharam tão exóticas que nos seguiam e queriam tirar fotos nossas.
Foi uma boa maneira de começar a explorar o Paquistão.  

Os primeiros dias aqui estão sendo de muitas aventuras e pouco tempo, mas espero logo ficar mais livre para contar minhas histórias e publicar fotos.

2 comentários:

  1. Ai, Isa! Adorei! Vou poder acompanhar um pouquinho das tuas aventuras por aqui! E o Paquistão tá parecendo melhor do que a encomenda até então... quero fotos da cidade!! Do olhar do observador cotidiano... nada de foto turística! ehehehe Beijos de SORTE, PAZ E AMOR! Aufviedersehen, mein Freundin!

    ResponderExcluir